Entenda os problemas que podem fazer o idoso se alimentar mal
Até as próteses dentárias podem dificultar a alimentação de pessoas com idade mais avançada, afetando sua saúde
Tem gente que acha que é só a idade avançar que as doenças vão aparecendo. Mas não é bem assim. É possível ter uma velhice saudável. Para isso, é claro, é importante manter a imunidade lá em cima, o que passa por uma alimentação equilibrada.
A nutricionista Geovana Dalleprane observa que certos problemas alimentares são comuns em idosos de idade mais avançada. "Engasgos, tosse, dificuldade na mastigação e para engolir, recusa do alimento ou falta de apetite são sinais da chamada disfagia. Ela ocorre na garganta ou no esôfago, podendo causar um desconforto leve ou um bloqueio total", explica ela, que atende na Aracê Casa de Vivência.
Nesses casos, vale dar preferência para alimentos mais macios. A carne branca, segundo Geovana, costuma ser mais bem aceita por ser de mais fácil mastigação. "Existem estudos que demonstram idosos com alto índice de anemia. Isso pode estar ligado à pouca ingestão de carne, que é rica em vitamina B12."
Além disso, aponta a nutricionista, doenças crônicas, perda de dentição e do tônus muscular das estruturas faciais e o uso de próteses dentárias podem atrapalhar ainda mais a alimentação e reduzir o apetite, causando desnutrição e, consequentemente, deixando o idoso com fraqueza para se locomover.


